Carregando...

O Brasil que eu quero é mais vertical

19.09.2018

Sim! O que ninguém esperava aconteceu, os vídeos verticais estão em alta e sugiro que você preste atenção nisso!

A cada segundo que passa no mundo, as pessoas dedicam mais tempo em seus aparelhos mobile e menos tempo em desktops, notebooks ou até mesmo na TV. Com isso temos uma demanda nunca antes vista para conteúdo próprio para ser visto por meio dos mais diversos aparelhos celulares.
Com essa demanda crescendo, estamos nos acostumando cada vez mais com o formato da tela do celular e sim, eu sei que na sua grande maioria podemos deitar a tela dos aparelhos e assistir no formato horizontal, mas a ideia de conteúdo no formato em que já estamos segurando o aparelho está encantando multidões por aí.

O Snapchat foi o grande big player que ofereceu uma plataforma mais voltada para vídeos e fotos no formato vertical, logo após (o Zuckerberg receber um não do Snapchat) o Instagram e o Facebook seguiram a onda com os famosos stories.

Uma grande aderência mundial surgiu com o início dos stories e, consequentemente, todos passaram a gravar e tirar fotos na vertical para compartilhar com todos os seus seguidores.
Recentemente, até o YouTube começou a se adequar para mostrar vídeos verticais na tela do seu smartphone, ou seja, a plataforma principal de vídeos no mundo já admitiu o quanto ter essa opção é necessário para o padrão de necessidade do usuário.

Diversas empresas gigantes já estão fazendo campanhas com vídeos na horizontal como por exemplo a Adidas, Adobe e GoPro.

Além de campanhas publicitárias alguns festivais de filmes verticais já apareceram para ficar como o Vertical Film Festival, um festival que acontece na Austrália desde… pausa dramática… 2014! Sim, é um festival aonde cineastas profissionais produzem filmes na posição vertical e, muitos deles, ficam totalmente incríveis.

Um outro indício muito forte da popularização do formato foi o aparecimento de clipes musicais verticais. Aqui vão alguns de artistas bem famosos pra você: Taylor Swift, Imagine Dragons, Selena Gomez e a brasileiríssima Anitta.

Em conclusão, fica como sugestão entrar na pauta da sua empresa fazer vídeos em formatos verticais de algumas campanhas voltadas para o mobile. Com o vertical seu vídeo fica mais pessoal, mais focado na informação desejada, atinge um maior número de visualização e engajamento. Essa informação foi publicada pelo próprio Facebook em 2017 e pelo Google em sua página de dicas.

Ah, acho que nem preciso dizer que esse post fica melhor sendo lido pelo celular, né?


Não deixe de compartilhar:


Sobre o autor:

Marcelo Oliveira

Marcelo Oliveira

Publicitário e pós graduado em Marketing Digital, amante de música Rock e seus subgêneros, viciado em podcasts e viagens.

Deixe seu comentário:

Fala comigo!

Opiniões prospectivas na sua caixa de entrada